segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Explorando o Banco Internacional de Objetos Educacionais


O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) foi o tema da última formação realizada com os funcionários das bibliotecas escolares municipais, ocorrida em 30 de novembro, no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Araucária.

O Banco Internacional coloca à disposição dos professores inúmeros recursos de consulta e download que servem aos fins educacionais tais como: mapas, simulações, vídeos, softwares, áudio, imagens e experimentos práticos.

O repositório é gratuito e os materiais ali disponibilizados podem ser baixados facilmente. Por meio dele os usuários tem acesso a uma seleção de mídias já pesquisadas e analisadas, que podem ser utilizadas nas aulas ou para uso pessoal.

A equipe de análise do BIOE segue alguns critérios pré-estabelecidos pelo MEC e está dividida em dois Comitês:

a) Comitê de pesquisa: integrado por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de universidades públicas, responsáveis pela localização, liberação de uso e catalogação dos serviços. O trabalho consiste na busca do material e análise de acordo com uma ficha de pontuação, no contato com os autores via e-mail para obter autorização de divulgação, na catalogação, na avaliação e disponibilização ao usuário.

b) Comitê de aprovação: integrado por especialistas das principais áreas do conhecimento, validam a publicação feita pelo primeiro comitê. Os especialistas verificam a qualidade da mídia escolhida (som, imagem...), o conteúdo e a catalogação adotada.
Fazem parte dos comitês a UNB, UNESP, UFSCAR, UFC, IFCE, UFRJ e UFF.

Para conhecer o Banco Internacional de Objetos Educacionais acesse:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Histórico
As pessoas deixando de ser apenas consumidoras de informação. A criação e a produção independente de vídeos,animações e outras mídias tem alimentado os blogs, o youtube e os sites. Desta forma o volume de informações não estruturadas cresce a cada dia e se dispersa na internet.
Procurando reunir as informações e agrupá-las de alguma forma, é que foram criados os Repositórios. Nestes ambientes há profissionais que realizam o trabalho de busca e seleção das informações, funcionando como uma espécie de filtro.
O Banco Internacional de Objetos Educacionais é um destes repositórios que visa a disseminação das mídias educacionais, contribuindo com os profissionais da área de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário