segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um pouco de história para quem trabalha em bibliotecas


No dia 27 de outubro os Atendentes de Biblioteca, das escolas municipais, foram reunidos no Centro Municipal de Formação Continuada da SMED.

Nesta oportunidade, tiveram informações sobre como foi a evolução das bibliotecas, a história do livro e quais as medidas necessárias para a preservação de acervos.

Os participantes ouviram um relato inicial sobre os diversos materiais utilizados pelo homem para registrar a escrita, começando com as tábulas de argila e madeira, com as pedras e metais e com os rolos de papiro e pergaminho, até chegar no papel de trapos, no papel de polpa de madeira e aos suportes modernos de informação (cd´s, pen drives...).

É importante destacar que apesar dos vários suportes de escrita empregados pelo homem, nem todos fizeram parte do acervo das bibliotecas, como foi o caso das pedras e metais ainda usadas hoje em monumentos.

A história das bibliotecas evidencia que com o passar dos tempos a biblioteca teve o seu propósito modificado. Do acúmulo de materiais da Antiguidade, manteve o papel de aprisionamento do saber escrito na Idade Média, até chegar na Idade Moderna onde começa a socialização do livro e abrem-se as possibilidades da consulta local e do empréstimo.
Hoje estão bem presentes as bibliotecas virtuais e digitais que colaboram cada vez mais com o acesso à informação.

Os Atendentes também foram provocados a estabelecer reflexões sobre o conceito de tecnologia observando como todos os suportes de escrita tiveram sua importância e alteraram o modo de vida da sociedade, nas diferentes épocas.
Na oportunidade ainda foi realizada uma abordagem sobre a preservação e a conservação de documentos, aplicada tanto aos materiais impressos como aos não-impressos.

Para finalizar o encontro foi confeccionado um livro educativo que poderá ser utilizado na escola, com vistas à orientação dos alunos para a adoção de cuidados com os livros emprestados da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário