quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Cultura Afro-Brasileira e Africana na Literatura Infantil



Formação
No dia 13 de maio os Atendentes de Biblioteca, das escolas municipais de Araucária, receberam uma formação sobre a literatura infantil afro-brasileira e africana.

O encontro foi dividido em duas partes: a primeira mais voltada à fundamentação teórica e a outra mais prática, de análise de livros.
No final, foi realizado um círculo de apresentação.

Esta estratégia permitiu ao grupo compartilhar as observações sobre os elementos da cultura africana encontrados nos livros e estabelecer relações entre as histórias lidas e outras existentes no repertório oral.


Histórico

A Lei nº 10.639/2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica. A partir dela, são instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Conforme determinam as Diretrizes, as escolas passaram a receber do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), nos últimos anos, livros de literatura que resgatam a história e a cultura africana. São livros que valorizam a influência da etnia negra na formação do povo brasileiro.

É importante que estes profissionais conheçam a Lei e as Diretrizes, para realizar a mediação em situações de racismo que venham a ocorrer dentro da biblioteca, além de identificar e conhecer os livros afro-brasileiros infantis e infanto-juvenis existentes no acervo.

Faz parte de suas atribuições realizar boas indicações de leitura aos alunos, promover a leitura e a contação de histórias e também auxiliar nas atividades pedagógicas desenvolvidas na escola tais como: exposições, manifestações artísticas e culturais e outras relacionadas à temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário